Fotografia, vídeo, tipografia e cores chapadas em alta nas interfaces web

post_bg

… Até que ponto essa tendência é boa para seu usuário?

Tenho navegado bastante em busca de novas tendências web, até como benchmarking para projetos futuros, e tenho me deparado cada vez mais com sites que utilizam vídeos, fotografia, tipografia e cor chapada como composição de layout.

Confesso que tenho visto aplicações bastante interessantes, principalmente como background, como (kathart) que proporciona uma interação atraente e criativa ao navegar. Já o (soleilnoir) abusa do uso da tipografia e cores chapadas alinhado ao parallax que continua sendo bastante utilizado.

Tenho encontrado muitos sites bacanas com essa tendência, mas 90% ainda não são sites do Brasil, acredito que seja principalmente devido ao custo de se produzir um vídeo com boa qualidade ou até mesmo tirar uma fotografia bem produzida e editada para chegar a uma boa proposta. Até porque se a moda pega por aqui e as agências saem utilizando dessa tendência de qualquer maneira, os Designers de Interação terão trabalho dobrado para arrumar essa bagunça, não queira nem ver!

O real objetivo desse post é justamente a preocupação e os cuidados que devemos ter na hora de aplicar essas tendências. Cuidado com sua aplicação, pois pode desviar a atenção do usuário de sua proposta com o site, além de gerar um desconforto ao navegar. Tenha senso crítico na hora de escolher sua fotografia, tipografia ou vídeo. Se não tá legal, Procura outra proposta para seu projeto e espera um bom material para fazer essa aplicação. Tudo chega na hora certa e seu dia vai chegar (rsrs).

Segue uma lista de sites bacanas com essas aplicações que achei bem interessantes na aplicação de Layout.

Designer de Interação especializado em desenvolvimento de websites inovadores e que atendem as necessidades dos usuários, possuo um diferencial fundamental na metodologia de projeto de experiência de uso (UX) identificando as necessidades dos usuários.